-
Arquitetos: IGArchitects
- Área: 115 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Ooki Jingu
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa foi construída em um terreno com uma grande montanha em suas costas, e cercado por outras residências. O plano era construir uma casa para duas famílias, e o cliente imaginava viver em uma casa térrea com um espaço generoso, respeitando a privacidade do entorno e entre as famílias. Uma maneira adequada de alcançar isso parecia ser criar um ambiente, ao mesmo tempo fechado e aberto, que pudesse incorporar a vegetação da montanha.
O volume é disposto em forma de bumerangue ao longo da colina, com o lado sul totalmente aberto. As paredes são construídas para bloquear a vista da área circundante, e janelas altas são posicionadas criando a impressão de que apenas o teto está flutuando. No interior, há um grande espaço aberto marcado por caixas fechadas que acomodam as funções privadas, como banheiros. Essas caixas e a floresta de pilares criam profundidade neste espaço aberto casual semelhante a um parque, aceitando as atividades livres dos habitantes.
Os pilares são posicionadas a uma distância de 1,8 m um do outro como estrutura, mas sua seção de 90 mm quadrados os torna móveis de densidade próxima à escala humana. Esses pilares com altura de 3,5 m sustentam o telhado e são fixados de acordo com as regras gerais da arquitetura de madeira. Ainda assim, o número e a densidade dos pilares e a grande escala de 3,5 m proporcionam uma atmosfera contínua com a vegetação externa, criando uma floresta artificial que parece quase uma floresta natural.
A arquitetura procurou desmantelar as ideias de cada elemento e depois reconstruí-las. Os pilares estão fora das paredes, como se estivessem dançando. O teto está desconectado das paredes, flutuando livremente. Os elementos separados são unidos novamente em uma forma diferente. Como resultado, deslocamentos e lacunas são produzidos, criando novas relações dentro do espaço interno. Usar uma simples composição de estrutura de madeira e posicionar os pilares em um intervalo de 1,8 m produz um ambiente complexo e rico que vai além de sua estrutura. Esta casa tem como objetivo ser uma arquitetura onde a paz é como uma floresta e a aspereza é como um solo natural para coexistir.